O nascimento dos dentinhos do bebê é um dos marcos no primeiro ano de vida da criança. E se alguns pequenos nem percebem a chegada dos dentes, outros podem sentir uma série de incômodos. Alguns pais relatam que os filhos ficam irritados, choram mais e colocam a mão ou brinquedinhos na boca para tentar aliviar a inflamação na gengiva.
Segundo a odontopediatra Talita Prates, os primeiros dentinhos nascem entre 4 e 10 meses. Ela destaca: “O período em que irrompe o primeiro dentinho é muito individual e varia muito entre os bebês. A dentição de leite é completada (20 dentes) até os 3 anos de idade”.
“Sinais” de que os dentinhos estão chegando
Alguns “sinais” podem indicar para os pais que em breve os primeiros dentinhos devem aparecer. Talita cita alguns dos indicativos:
– Inflamação na gengiva no local da erupção dental, traduzida pela vermelhidão, inchaço, coceira local, dor e desconforto.
– Salivação excessiva (sialorréia) devido à saliva tornar-se mais viscosa (maturação das glândulas salivares) e a criança pode ter dificuldade de degluti-la.
– Alguns pais também relatam que observam os filhos com febre e/ou diarreia durante o período.
Sobre a questão da febre e diarreia, a odontopediatra Talita comenta: “Esse é um assunto muito polêmico! Existe uma corrente que defende e acredita que as alterações sistêmicas (leve aumento da temperatura, alterações gastrointestinais, perturbação do sono, redução do apetite, agitação e mau humor) podem estar associadas com o irrompimento dos dentes”. Ela completa: “Acredita-se que processos fisiológicos podem ter o ritmo alterado e os sintomas são manifestações de ordem local, como, de ordem geral. O leve aumento da temperatura e a diarréia, deve-se ao fato de nessa fase o bebê sempre levar a boca objetos e mãos (para coçar a gengiva) que podem estar contaminados”.
Como aliviar os incômodos pelo nascimento dos dentes
E quando o bebê apresenta algum incômodo que pode ser decorrente do nascimento dos dentinhos, o que fazer? A profissional dá a dica para minimizar os sintomas:
– Ofereça bebidas e alimentos frios e/ou gelados.
– Faça uma massagem suave na gengiva.
– Ofereça biscoitos duros (sem açúcar) e mordedores gelados (colocá-los na geladeira antes de oferecer a criança).
Talita ainda explica que em alguns casos podem ser usados anestésicos tópicos para amenizar os sintomas, porém, com muita cautela, indicação de um profissional da saúde e prescrição. Ela afirma: “Em casos mais severos, pode-se lançar mão de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. Lembrando que caso ocorra uma exacerbação dos sintomas, tais como febre alta e/ ou vômito, a criança deve ser encaminhada ao pediatra”.
Colar de âmbar como aliado
O colar de âmbar, bem como outros acessórios feitos com contas de âmbar báltico, como pulseiras e tornozeleiras, é conhecido pelos seus benefícios terapêuticos. Em bebês e crianças, ele estimula o sistema imunológico, reduz as inflamações (inclusive na gengiva, quando estão nascendo os dentinhos) e age como um analgésico natural.
Confira aqui: depoimentos sobre o uso do colar de âmbar
Muitos pais que usam o colar nos bebês na época do surgimento dos primeiros dentinhos acreditam que ele contribui no alívio dos incômodos. Sobre o assunto, a odontopediatra Talita comenta: “O colar de âmbar é um recurso adicional que vem sendo utilizado por muitas famílias em seus bebês para alívio desses sintomas locais e sistêmicos. Porém, esse recurso não apresenta comprovação científica na literatura que comprove seus benefícios e indique seu uso na fase de irrompimento dental”.
A profissional destaca: “Os pais dos meus pacientes que lançam mão desse recurso alternativo são aqueles que acreditam no poder de analgesia e anti-inflamatório do âmbar. Meus pacientes que usam o colar, os pais me relatam que NÃO observam desconfortos durante a fase de erupção dos primeiros dentinhos. Na primeira consulta, sempre oriento os pais que tem interesse pelo colar, a investigar a autenticidade do âmbar e as características que garantam a segurança de seu uso pelos bebês”.
Aproveite Agora os Benefícios do Âmbar!
Se você está pronto para experimentar todos os benefícios do âmbar báltico para você ou para sua família, este é o momento perfeito! Nossas joias de âmbar báltico original são criadas com a mais alta qualidade, oferecendo alívio natural, equilíbrio energético e bem-estar para todas as idades.
Descubra Nossas Vantagens Exclusivas:
- Colares, pulseiras e tornozeleiras de âmbar para bebês, crianças e adultos.
- Produtos 100% autênticos do Mar Báltico, com Certificado de Autenticidade e Laudo Laboratorial.
- 6 meses de garantia exclusiva em todas as peças.
- Frete grátis para todo o Brasil.
Não perca a oportunidade de adquirir uma joia que une elegância e benefícios naturais. Role para baixo e explore nosso carrossel de produtos exclusivos. Encontre o modelo perfeito para você ou para presentear alguém especial!