Você já ouviu falar em plano de parto? Trata-se de um documento que registra todos os desejos da mãe para o momento do parto. Ele deve ser compartilhado com a equipe que vai acompanhar o nascimento, mencionando os procedimentos que a gestante aceita e os que prefere evitar, tanto com ela quanto com o recém-nascido.
O plano de parto é feito pela grávida e recomenda-se que esteja pronto por volta do 7º mês de gravidez. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incentiva a sua elaboração. Assim, é possível compartilhá-lo com o médico para trocar ideias e conversar abertamente. Afinal, parte-se da transparência e relação de confiança entre a mulher e o profissional que está a acompanhando.
O plano de parto ajuda a evitar surpresas e também contribui no processo de preparação para o parto. Ao fazê-lo, a mulher acaba pesquisando e se informando mais sobre uma série de detalhes que talvez desconheça. Além disso, passa a refletir sobre eles no contexto do nascimento do seu bebê.
Mas o que deve constar no plano de parto?
Tudo, desde os desejos a partir das primeiras contrações até os cuidados no pós-parto. Para facilitar, você pode segmentar em:
1 – Trabalho de parto: você quer que alguém a acompanhe? Quem? Deseja fazer tricotomia (raspagem dos pelos)? E enema (lavagem intestinal)? Quer que a bolsa seja rompida artificialmente? Deseja receber analgesia?
2 – Parto: possui alguma posição preferencial (deitada, de cócoras, etc)? Quer episiotomia (corte no períneo)? Deseja que as luzes estejam apagadas? Prefere que alguma música esteja tocando? Quem deve cortar o cordão umbilical? Quando será cortado o cordão?
3 – Cuidados com o bebê: deve ser administrada vitamina K oral? Você autoriza que algum leite além do materno seja dado ao bebê? Permite que algum bico seja oferecido?
4 – Em caso de cesárea: quem irá acompanhá-la? Que tipo de anestesia prefere? O bebê deve ser colocado no seio após nascer?
As perguntas colocadas em cada tópico são apenas para um panorama geral do que pode ser considerado para o plano de parto.
Você mesma pode fazer o seu plano de parto com base em exemplos disponíveis, como esse AQUI da Artemis. Uma doula também pode contribuir na reflexão na hora de construir o seu modelo.
É fundamental a gestante também estar ciente de que o plano de parto é o seu desejo e deve ser levado em consideração no atendimento. No entanto, algumas situações podem sair do previsto e, se for o caso, alguns pontos vão precisar ser revistos em pleno atendimento.
Aproveite Agora os Benefícios do Âmbar!
Se você está pronto para experimentar todos os benefícios do âmbar báltico para você ou para sua família, este é o momento perfeito! Nossas joias de âmbar báltico original são criadas com a mais alta qualidade, oferecendo alívio natural, equilíbrio energético e bem-estar para todas as idades.
Descubra Nossas Vantagens Exclusivas:
- Colares, pulseiras e tornozeleiras de âmbar para bebês, crianças e adultos.
- Produtos 100% autênticos do Mar Báltico, com Certificado de Autenticidade e Laudo Laboratorial.
- 6 meses de garantia exclusiva em todas as peças.
- Frete grátis para todo o Brasil.
Não perca a oportunidade de adquirir uma joia que une elegância e benefícios naturais. Role para baixo e explore nosso carrossel de produtos exclusivos. Encontre o modelo perfeito para você ou para presentear alguém especial!